ÉRAMOS JOVENS

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Idoso, cadeirante, leis e fachadas



INDIGNAÇÃO é meu sobrenome até sair a sentença na qual processo a empresa CVC e junto a ela, respingo em todas as outras organizações do aeroporto INTERNACIONAL DE GUARULHOS. Se não conseguem lidar com um problema simples como o meu, pense numa copa do mundo e olimpíadas, tá tudo muito bonito, mas ........... para estrangeiro ver! Tem tudo lá e NADA FUNCIONA.
Quanto a ficar fula da vida, tudo bem, visto que sou uma “indignada juramentada”, como diria Odorico Paraguaçu; penso que nos indignar com justiça é ainda um grito silencioso contra o sistema: “O sistema é mal, mas minha turma é legal”
Sofri na pele mês passado a TOTAL falta de dignidade pela qual um ser idoso pode passar. Estava no maior aeroporto do Brasil (Guarulhos) e na ocorrência de um problema com a empresa turística (CVC) e TAM (cia.aérea) fui apresentada à total falta de preparo, infraestrutura e respeito ao consumidor pelas seguintes empresas e órgãos:
CVC/TAM/ANAC/INFRAERO e até pela Policia Militar, que ao saber do descumprimento do Estatuto do Idoso, prontamente nos atendeu, porém, ao montar o processo observei que no auge do nervosismo, não solicitei  e também não fui direcionada, naquele momento, a fazer SEQUER nem um simples Termo Circunstanciado, olha que merda!
Como ainda está em trâmite o processo, não posso citar nomes nem detalhes, aliás, não posso não! NÃO QUERO! Mas assim que estiver tudo resolvido, farei questão de tornar público.
O que aconteceu me deixou à beira da frustração total, vontade de pegar meu diploma de Serviço Social e rasgar, mastigar, engolir, regorgitar e incendiar, dar um “RESET” na minha mente e zerar tudo que sei a respeito de DIREITOS e mais uma vez constatar que falar para o outro “IR ATRÁS” é fácil, difícil é VOCE IR ATRÁS do cumprimento e NÃO CONSEGUIR. Não só é dificil como frustrante demais. Sem falar na cara de bunda que a gente fica mediante a cada ‘NÃO PODEMOS AJUDAR’; por que, meus amigos, a vontade é de cair dura de tanta raiva!
Só para resumir, por conta da falta de boa vontade da “mocinha” da CVC, PERDEMOS um voo, mesmo a dita cuja sabendo 20 minutos antes que já estavamos lá, em procedimento e trânsito com minha mãe IDOSA, cadeirante, dependente total, demente de Alzheimer. Pois bem, mamãe ficou SEM O MÍNIMO DE ASSISTÊNCIA médica, política, policial, ornamental, e outros “al’s” mais.

A CVC empurrou para a TAM, que devolveu para a CVC. A PM empurrou para a ANAC que empurrou para o JUIZADO ESPECIAL que devolveu para a TAM que já tinha mandado o avião embora! E eu mando para onde??? Para a PQP, né?
Ficamos lá, seis pessoas das 7 as 16h, pois se voltassemos para casa, aí é que perdíamos tudo mesmo!
Mesmo eu e minha prima de posse de todo o discurso de garantia de direitos ficamos de mãos atadas. Gente, éramos a cara da IMPOTÊNCIA. E se nós ficamos assim, imagine aquele idoso acompanhado por alguém menos conhecedor que ele? Por segurança, levo sempre o lanche especial da mãe, muita agua de coco e tudo mais para eventuais necessidades. Se minha mãe não teve um “piripaque” ali, foi por puro zelo NOSSO (que é nossa obrigação), pois no que ela dependesse das entidades que, a priori, estão ali para atendê-la: COITADA.
Enfim, tantos nomes e siglas para absolutamente NADA, pois todo nosso transtorno psicológico e idas e vindas aqui e ali de nada adiantou dentro do aeroporto, pois TIVEMOS QUE ESPERAR, PRONTO E PONTO.
Ponto??? Ponto, uma vírgula! Além de usar esse blog e esperar que quem leia divulgue, vou ainda levar por escrito ao vivo e a cores uma reclamação a cada órgão, empresa ou sei-lá-o-quê aqui mencionado. Ministério Público, Secretaria de Idoso, Juizado de Pequenas Causas, Secretarias de Inclusão, que até aqui só incluem textos, pois prática que é bom e BOA VONTADE tá faltando muito, exceto o honroso Ministério Público de São Paulo que nada deixa passar quando o assunto é DIREITO, são sedentos em FAZER VALER A LEI, e sei que com eles já conto a meu favor.
Quanto à boa vontade, não posso fazer nada. Muito funcionário tem para si, que tem que fazer o mínimo dentro de sua função, por isso são tão LIMITADOS e sem perspectiva de melhora, só vão servir para “aquilo”.
Já, quanto à PRÁTICA, essa não! Essa começa por voce, por mim, por nós. A cada vez que uma porta for fechada e um ‘não’ for dito, cabe a nós procurarmos nossos direitos, e disso eu não abro mão não! E não aconselho a ninguém que o faça.
#fica a dica: se voce não é, será um dia um idoso, saiba de seus direitos e garanta os direitos de quem um dia foi jovem também:
ESTATUTO DO IDOSO:

Nenhum comentário: