ÉRAMOS JOVENS

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Aberta a temporada de caça!


Estamos na época de caça ao voto! E lá vem a mesma coisa de sempre... eles prometendo, nós xingando e nada mudando.
Fico espantada com a indignação das pessoas diante do quadro político mas atitude.... POUCA. Se não ajudo o outro a esclarecer uma situação, se permito OMITIR-ME perante alguns fatos e apontar o que o outro faz e faço pior... então......... meu discurso é inútil. É jogar pérolas a porcos. Por falar nisso, o mundo está ficando sem peixe, sem ostra... portanto, mais cuidado com as pérolas, gente!
Sou prova viva do descaso com nossos direitos assegurados pela Constituição, pelas emendas, pelos “ANTE” e não “ANTI” projetos, como vejo por ai; enfim lei demais, gente para EXECUTAR de menos!
To feliz de não ter aceito “fazer” campanha para NENHUM candidato. Me safei mais um ano. E fui procurada ao menos por 03 pessoas bem influentes, mas ainda prefiro deitar e dormir com a sensação de dever comigo mesma cumprido.
Quero morrer quando falam em educação, saúde, segurança; de dois em dois anos, a mesma ladainha. Nós, povo, temos que acordar para outras situações, olhar mais AMPLAMENTE. Não adianta voce denegrir a imagem do professor se em casa SEU filho não é conduzido por caminhos dignos. Se o professor não faz isso nem aquilo, voce já procurou saber PORQUE?? Esse profissional segue diretrizes, impostas de cima para baixo. Então não há o que fazer? Há sim, se INSTRUA, LEIA MAIS, DEBATA, pois a tendência, meus caros.. É PIORAR. O povo tem poder, mas não o usa, então........ mais fácil ficar no “achismo”.
A polícia está despreparada” é o que ouvimos na grande mídia. Talvez TAMBÉM despreparada, mas tá mais para DESVALORIZADA; assim como o professor, o médico, eu e voce.
Ouço horário político, e vc? “Ah eu não, só mentira!” Então cara, se voce sabe que é mentira porque não escreve para o candidato? Entre nas páginas do governo, da sua câmara de vereadores, da sua Assembléia Legislativa, eu hein!
Agora veja, uma mentira na net, agora com o advento do facebook, tem milhões de acesso, gente repassando sem saber, sem ler sobre e uma petição para alteração de lei, como a NÃOFOIACIDENTE, temos que implorar para o colega ir lá digitar seu nome; a pessoa não se dá nem o trabalho de ler, e já diz que não tem o título de eleitor que pede lá! Caramba meu, nem precisa! Se voce ler direitinho vai ver que é só colocar sua data de nascimento e nome da sua mãe que o seu título aparece, pois a página é tão séria que o STE se vinculou para NOS ajudar. Não sabe o nome da sua mãe também? Ah tem dó!
Sim, sei que somos preguiçosos, reclamamos do voto obrigatório, da falta de médico, colocamos a culpa do analfabetismo funcional no professor... então se mexa, porra! Não aceite. Cadê a democracia? Se engaje num movimento, a favor da criança, do bandido, da polícia, do comunista, do idoso, da puta, do sem teto, sem ferrari, mas SE ENGAJE.
Temos que ter um olhar mais crítico! Esse fim de semana, conversei com alguns jovens sem perspectivas nenhumas, não são como nós, quarentões e acima, que em sua juventude, de alguma forma se rebelavam... não, a juventude está apática, sem causas, sem bandeiras! É álcool, musica com apelo sexual, apologia ao crime e o maldito narguile (não sei como escreve!). Duas dessas jovens, depois de conversarmos algumas futilidades, foram acender seu narguile que tem até uma bolsa só pra ele (???) e sairam para a garagem. Uma hora depois, eu falei: “gente, vou lá ver, será que morreram com a fumaça? Tão lá caidas?” Sim... pois não se ouvia conversa, nem risada, nem nada. “No meu tempo” (ai Jesus, tô velha mesmo!) se fumava ou bebia só para ter a desculpa de estar com uma turma para.................... CONVERSAR! RIR! FALAR DOS ASSUNTOS PROIBIDOS, que nem eram tão proibidos assim mas quem ia falar perto dos pais???! Alguns mais doidos como eu, pois minha turma não falava nem de menstruação dentro de casa... risos, mas era bom ficar naquelas rodinhas... hoje.... pobres crianças se achando adultos... mal sabem o que lhes espera! AI COMO TÔ DRAMÁTICA! kkkkkkkkkkkk
Hoje, sentam-se uns 10 e não se ouve nada... nem sobre as malditas novelas da globo falam... o que aconteceu com a mente de nossos jovens? Acho até que estou esperando demais que sejam pessoas críticas, envolvidas com a realidade mundial... não sabem o que acontece dentro de suas próprias casas vão saber do que acontece na secretaria da saúde?? Não né?
Então tá, vou ali terminar outro texto...  

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Idoso, cadeirante, leis e fachadas



INDIGNAÇÃO é meu sobrenome até sair a sentença na qual processo a empresa CVC e junto a ela, respingo em todas as outras organizações do aeroporto INTERNACIONAL DE GUARULHOS. Se não conseguem lidar com um problema simples como o meu, pense numa copa do mundo e olimpíadas, tá tudo muito bonito, mas ........... para estrangeiro ver! Tem tudo lá e NADA FUNCIONA.
Quanto a ficar fula da vida, tudo bem, visto que sou uma “indignada juramentada”, como diria Odorico Paraguaçu; penso que nos indignar com justiça é ainda um grito silencioso contra o sistema: “O sistema é mal, mas minha turma é legal”
Sofri na pele mês passado a TOTAL falta de dignidade pela qual um ser idoso pode passar. Estava no maior aeroporto do Brasil (Guarulhos) e na ocorrência de um problema com a empresa turística (CVC) e TAM (cia.aérea) fui apresentada à total falta de preparo, infraestrutura e respeito ao consumidor pelas seguintes empresas e órgãos:
CVC/TAM/ANAC/INFRAERO e até pela Policia Militar, que ao saber do descumprimento do Estatuto do Idoso, prontamente nos atendeu, porém, ao montar o processo observei que no auge do nervosismo, não solicitei  e também não fui direcionada, naquele momento, a fazer SEQUER nem um simples Termo Circunstanciado, olha que merda!
Como ainda está em trâmite o processo, não posso citar nomes nem detalhes, aliás, não posso não! NÃO QUERO! Mas assim que estiver tudo resolvido, farei questão de tornar público.
O que aconteceu me deixou à beira da frustração total, vontade de pegar meu diploma de Serviço Social e rasgar, mastigar, engolir, regorgitar e incendiar, dar um “RESET” na minha mente e zerar tudo que sei a respeito de DIREITOS e mais uma vez constatar que falar para o outro “IR ATRÁS” é fácil, difícil é VOCE IR ATRÁS do cumprimento e NÃO CONSEGUIR. Não só é dificil como frustrante demais. Sem falar na cara de bunda que a gente fica mediante a cada ‘NÃO PODEMOS AJUDAR’; por que, meus amigos, a vontade é de cair dura de tanta raiva!
Só para resumir, por conta da falta de boa vontade da “mocinha” da CVC, PERDEMOS um voo, mesmo a dita cuja sabendo 20 minutos antes que já estavamos lá, em procedimento e trânsito com minha mãe IDOSA, cadeirante, dependente total, demente de Alzheimer. Pois bem, mamãe ficou SEM O MÍNIMO DE ASSISTÊNCIA médica, política, policial, ornamental, e outros “al’s” mais.

A CVC empurrou para a TAM, que devolveu para a CVC. A PM empurrou para a ANAC que empurrou para o JUIZADO ESPECIAL que devolveu para a TAM que já tinha mandado o avião embora! E eu mando para onde??? Para a PQP, né?
Ficamos lá, seis pessoas das 7 as 16h, pois se voltassemos para casa, aí é que perdíamos tudo mesmo!
Mesmo eu e minha prima de posse de todo o discurso de garantia de direitos ficamos de mãos atadas. Gente, éramos a cara da IMPOTÊNCIA. E se nós ficamos assim, imagine aquele idoso acompanhado por alguém menos conhecedor que ele? Por segurança, levo sempre o lanche especial da mãe, muita agua de coco e tudo mais para eventuais necessidades. Se minha mãe não teve um “piripaque” ali, foi por puro zelo NOSSO (que é nossa obrigação), pois no que ela dependesse das entidades que, a priori, estão ali para atendê-la: COITADA.
Enfim, tantos nomes e siglas para absolutamente NADA, pois todo nosso transtorno psicológico e idas e vindas aqui e ali de nada adiantou dentro do aeroporto, pois TIVEMOS QUE ESPERAR, PRONTO E PONTO.
Ponto??? Ponto, uma vírgula! Além de usar esse blog e esperar que quem leia divulgue, vou ainda levar por escrito ao vivo e a cores uma reclamação a cada órgão, empresa ou sei-lá-o-quê aqui mencionado. Ministério Público, Secretaria de Idoso, Juizado de Pequenas Causas, Secretarias de Inclusão, que até aqui só incluem textos, pois prática que é bom e BOA VONTADE tá faltando muito, exceto o honroso Ministério Público de São Paulo que nada deixa passar quando o assunto é DIREITO, são sedentos em FAZER VALER A LEI, e sei que com eles já conto a meu favor.
Quanto à boa vontade, não posso fazer nada. Muito funcionário tem para si, que tem que fazer o mínimo dentro de sua função, por isso são tão LIMITADOS e sem perspectiva de melhora, só vão servir para “aquilo”.
Já, quanto à PRÁTICA, essa não! Essa começa por voce, por mim, por nós. A cada vez que uma porta for fechada e um ‘não’ for dito, cabe a nós procurarmos nossos direitos, e disso eu não abro mão não! E não aconselho a ninguém que o faça.
#fica a dica: se voce não é, será um dia um idoso, saiba de seus direitos e garanta os direitos de quem um dia foi jovem também:
ESTATUTO DO IDOSO:

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Espírito Santo, um estado de espírito mesmo!



Conhecer o Espírito Santo (amém), foi uma experiência única. Poxa, tão pertinho, tão fácil de chegar de carro ou de avião e nunca havíamos cogitado. Quando foi acertado hotel, etc, ainda pensei: “poxa... mas será que lá é legal?”.
E foi MUITO mais que legal.
Tirando o inconveniente da saída, graças ao péssimo atendimento da operadora CVC, foi tudo maravilhoso.
Com a CVC me viro depois, acionarei MP-SP, B.O. em delegacia do idoso e tudo mais que os 'mecanismos de busca' me permitirem.
Aliás, não operem nada com a CVC! NADA! Nem para 'operadora' de SUS ela serve! Entenderam o trocadilho? 
Fomos de Vitória para Vila Velha com a empresa TURISMO CAPIXABA, que gentilmente nos aguardou O DIA TODO quando foi informada de que não estariamos no voo das 10 da manhã e sim no das 15:30. Vitória é fofinha... sabe por quê? É uma MINI SAMPA! Kkkkkkkkk afff, que trânsito! Tudo parado, levamos quase uma hora num percurso de 15 minutos. Muito carro, muita luz, muito prédio.
Ao subir a 3ª ponte, a coisa foi mudando; e ao chegarmos do outro lado.... delícia: SILÊNCIO, PAZ... todo o furdunço ficou para trás.
O Convento da Penha toma toda a atenção, e talvez por conta de nossa criação no catolicismo, nossa, a gente fica todo besta, querendo ir logo lá.
Chegamos no hotel Hostess (praia da Costa) e colocamos mamãe para descansar, afinal desde as 6 da manhã a ‘bichinha’ pra lá e pra cá em cadeira de roda, avião, van... ninguém merece, né?
Olhando melhor a cidade de Vila Velha... gente, que limpeza, que cuidado a prefeitura tem! Bagunça? Som alto? NADA! Os órgãos competentes, já usam e fazem valer as leis da “boa vizinhança” faz tempo. Amei.
O engraçado é que todo mundo quer mostrar onde é a badalação, o barzinho, a fuzaca toda! Gente, se eu quiser zona, não saio daqui, né?? Vou a esses lugares para, de preferência, fazer: NADA! No máximo ver o oceano ou uma montanha, de um bom e confortável quarto de hotel.
No segundo dia, meus manos alugaram um corsinha 2 portas e lá fomos nós SEIS para Guarapari! A RODO SOL é tudo de bom! Bonita, limpa, bem sinalizada... um tapete. Pense em SEIS dentro de um corsa! Kkkkkkkkkk. Motorista e mamãe tudo bem, que tem lugar garantido e folgado! Éramos QUATRO num espaço que mal cabe DOIS. O lado bom?? TODOS! Cantamos, gritamos, rimos muito e só não dançamos porque era o seguinte: do jeito que entramos em Vila Velha, saímos em Guarapari. Alguém sugeria: “para o carro pra gente esticar as pernas e a coluna!” e outro falava: “não, não! Vai embora, senão a gente não consegue entrar mais!” kkkkkkkkkkkkkk
Guarapari não difere muito do litoral de SP, me senti em casa.
Almoçamos no Chapéu de Palha! Atendimento humanizado, pessoas preparadas, simpáticas... e a muqueca? Aaaaaaaaaaafff! DE-LÍ-CI-A! Quando olhamos o carro em que voltaríamos: "ah nãaaaaaaaaaaaaaaaaao, e agora de buchinho cheio, como vamos nos apertar aí?" Mas entramos todos, com a condição de que se alguém passasse mal, avisasse antes, pelamordedeus, e não vomitasse, senão, ia ser uma catástrofe! AIKINOJU!
No dia seguinte, o Convento! Estavamos tão ansiosos que na noite anterior fomos lá, mesmo sabendo que os portões estavam fechados, mas só para olhar! A Cris tinha ido com o City Tour e nos deixou mais ainda com água na boca!
E de dia, tudo muito melhor do que esperávamos. A paz, a beleza, a história do lugar nos emocionou, nos fez turistas dos mais abobalhados! Cada passo era uma foto!
Também fomos à loja Garoto, ao museu... tudo lindo! Não sou fã de chocolate, como um aqui, outro acolá, logo a loja não me seduziu...rs. Diferente do meu povo, que sairam com sacolas e mais sacolas!

Depois, só tranquilidade! Devolvemos o carro, pois só alugamos uma diária e achei foi caro demais! Andamos muito com a mamãe, apreciamos as pessoas, os cantos, as feirinhas de comida e de tranqueirinhas e balagandans e voltamos para casa já certos de que voltaremos em breve a esse estado simpático, limpo e hospitaleiro! 

Problemas tem lá também, a guia que nos levou do aeroporto ao hotel dizia com orgulho que se observassêmos os morros, não veríamos “ocupação desordenada”, sei... por quase um segundo eu acreditei. De dia deu para observar que o lado do morro que ela mostrou não tinha mesmo! Kkkk do outro lado, já tá bem “ocupado”! Infelizmente, com o mundo cada vez mais com mais pessoas, não tem muito para onde correr e, no Brasil, ATÉ uma Vila Velha tem sua periferia marcada pelo empurrão dos prédios, dos grandes detentores de capital que veêm ali só o turismo.
Maaaaaaaaaaaaaaaaaasss.... foi bom demais, uma semana inesquecível ao lado de pessoas que são minha vida!
Beijos.
LOYRA*SP