ÉRAMOS JOVENS

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

BONSAI?? OU NÃO SAI?


MAIS UM TEXTO ANTIGO:
“Viver e não ter a vergonha de ser feliz
Cantar a beleza de ser um eterno aprendiz!”
GONZAGUINHA
Se de tudo soubéssemos, nada seríamos! Imaginem... que coisa mais sem graça, saber tudo, entender tudo e todos, fazer exatamente o que era previsto. Seríamos uma “série” e não “seres”.
O mel e o fel da vida estão no buscar. Difícil é sair da concha.... do casulo... do “quintal”. Usamos todas as desculpas possíveis para não encararmos o novo. E quando encaramos e nos damos mal, usamos mais desculpas pra justificar; isso quando não voltamos correndo para o ponto de partida, que não chamo de “estaca zero”, por que estaca zero quer dizer NADA, e NADA é feio! Quem inventou o NADA E O ZERO? Que cara chato!
Como sempre, é necessário que passemos por diversas situações para crescermos (ou não), para entender já basta. Eu e a Sonia falávamos sobre telhados de vidro; comentando a situação política do país (como se entendêssemos!); e ela falou em determinado momento sobre O MEU telhado de vidro pessoal. Ué... já quebrou! Kkkkkk. Agora posso falar o que bem entender. Nunca fui de muito preconceito, ou pq a pessoa é gorda, ou pq é seca, e até no conceito beleza eu não sou de dar importância, e quando falo da questão racista, falo por que sou negra sarará e nós mesmos somos os maiores preconceituosos; falamos da questão do negro colocar uma camiseta escrita: “100%negro”... tá, olha que bacana, o negro se assumindo. Fechado. AGORA, vai um de pele branca colocar uma camiseta escrita “100%branco”! Vai ser linchado! Vão dizer que ele é neonazista, anti-judeu, skin-head! Enfim.... é melhor nem pensar nisso! Então de onde vem o preconceito mesmo? Ali em cima o cara diz da beleza de ser um ETERNO APRENDIZ, pronto! Ele disse tudo! Mas também não façamos disso uma bandeira pra fazer o que bem entender e errar, errar, errar...
Mas nos privar de buscar o saber, ah isso não podemos! Digo do fundo do coração, que tudo tem melhoras, que pau que nasce torno não tem que morrer torto... mas.................. tem que ser PODADO a tempo, tem que ser INDUZIDO a crescer “corretamente”; já viu um bonsai? Quero ter um, mas não posso comprar, bonsai tem que ser dado, sabia? É! Se ninguém disse isso até hoje, digo eu; e a partir de agora bonsai para ser bonsai só quando se ganha! Risos. Entenderam ou querem que eu desenhe? E nem me venham com aqueles galhos de “A PARTIR DE R$ 5,00” que vendem no parque do Carmo, por que jogo fora! Faço comer! Vou falar, viu?
Voltemos ao pau torto (gostei disso!), o bonsai legítimo VOCÊ MOLDA, vai dando forma... mesmo sendo pequenino é uma arvore..., se vc nada fizer, não vai tomar grandes proporções mas ao passar dos anos, seu tronco, seus galhos, serão tão fortes quanto os de um baobá (do pequeno príncipe – ai que exagero!) e será tarde pra vc fazer cachinhos (??), ou duplicar a copa!
Assim somos. Exceções? Sim, sempre! Já pensou uma série de EUs?! Nossa! Nem eu ia suportar! Risos.
Ah sim... meu telhado de vidro? Um bonsai velho, um presente de grego....kkk! Tarde demais para podas! Valeu? Claro, vejam o quanto aprendi sobre bonsais e pau torto! (OPS!!!) Um amigo, (que chamo de meu “querido Santi – o nome é Santiago mas eu passei a chamar de Santi e ele não ligou...rs)” triste com a situação do pais (triste de verdade!) me perguntou de que valeu a luta dele e de tantos? De que valeu sua prisão, tortura e exílio? E os que deram a vida? ............. Ué. Tudo isso foi e é ESPERANÇA. Se temos esperança, sonhamos, se sonhamos (na medida certa, nada de viver de sonhos!), acordamos sorrindo (atrasados mas sorrindo), se sorrimos, desarmamos os outros, e por aí vai a cadeia, os elos, uma coisa ligando a outra, e quando deitamos, fazendo o balanço do dia, descobrimos mais um pouquinho, se bom ou ruim... vai para o aprendizado... lá se foi mais um dia.... BONS SONHOS!
LOYRA

Um comentário:

Anônimo disse...

Amei... parabéns!