ÉRAMOS JOVENS

segunda-feira, 1 de maio de 2017

AINDA SOMOS OS MESMOS???

                
Tem uns dias que morreu Jerry Adriani, ontem morreu Belchior.
                E eu vou ficando mais órfã... de referências.
                Um era “popular” pejorativo, o outro uma lenda viva do “popular” de elite. Para mim, ambos tinham um grande significado, ainda menina com meus 7 ou 8 anos, ou antes ainda, não lembro, mãe me comprou na feira uma camiseta com um coração e dois pombos ao lado, dentro do coração, escrito: DOCE DOCE AMOR! Ainda falando do primeiro, quando soube me entristeci sim, ora... uma amiga “das antigas”, me informou e liguei a TV, e de fato... lá se fora um ícone das nossas vidas, eu e ela gostamos da música brega, cafona, coisas de família, fazer o que? Sim, ouvíamos ZÉ BETIO! Sim, nossos pais eram moderninhos e tinham vitrola, e nas respectivas vitrolas, tocavam Jerry Adriani, Wanderley Cardoso, Roberto Carlos, Vanderléia, Vanusa, Trio Esperança... e outros nesta linha.
                Belchior, vim conhecer mais tarde, na adolescência, ele, Elis, ali eu já mesclava o antigo e o “novo”, a chamada MPB, músicas de protestos, músicas com mensagens sugeridas, eu não podia escolher uma tribo, pois gostava de todas! George Michael, Michael Jackson, Paralamas, Menudo (???), ora quem não chorou com ‘IF YOU’RE NOT HERE” nas manhãs de sábado no Barros de Alencar,  (creindeuspai) coisa de quem já passou dos 45! Kkkkkkkkkkkkkkkk. A música dele que me chamou a atenção não foi MEDO DE AVIÃO, e sim.. CORAÇÃO SELVAGEM, lembro que escrevi a letra num caderno, naquele tempo... afff, não era fácil você achar letra de música, ou você ouvia e gravava numa fita, ou ia para o mercado negro: “bichos grilos”, remanescentes simpatizantes dos woodstocks da vida; sim! Eu era má companhia pra quem não tivesse! Rsrsrs.
                Ontem eu e Sonia (sempre querendo abrir nosso canal, blog, chat,) falávamos das referências, nós temos músicas, mobilizações, leitura... e os de hoje, daqui 30 anos, vão lembrar de qual música? De que cantor? Anita? ... Valesca? Mister Catraca? Maiara e mararaila?
                Tá, assim como meus pais não gostaram muito das novidades do meu tempo, eu também não gosto das novidades agora, ok. Mas converse com alguém de até 30 anos, a vontade que dá é de MORRER! Kkkkkkkkkkkk Pra não dar na cara do individuo! Geração apática, criando mais apáticos, sem visão, sem conhecimento, sem religião... sem fé, não precisamos de religião para ter fé, mas nem isso. Vai vivendo aí meu filho, se o governo te der uma esmolinha, bem... se não der, fazer o que? Continue com a cara enfiada no celular sem saber nem quem é o VICE da pessoa que você votou, o motivo pelo qual não comemoramos mais a “descoberta” do Brasil, quem de fato foi Tiradentes, continue sem saber que se o país só tem ladrão no poder, foi VOCE QUEM OS COLOCOU LÁ... .
                Eu pensei em me calar, dane-se! Mas não consigo, me entala e como disse um dia esse cara: ENQUANTO HOUVER MODO DE DIZER NÃO, EU CANTO!

                Eu canto, escrevo, desenho, falo sozinha, e DAÍ?? Problema meu..rsrs
LOYRA*SP

Nenhum comentário: