ÉRAMOS JOVENS

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Egoísmo tem cura


Deixei o título sem ponto nenhum propositadamente, voce escolhe se quer (?), (!), (...) ou ponto sozinho (.)
EGOÍSMO: AMOR EXCESSIVO AO BEM PRÓPRIO, SEM CONSIDERAÇÃO AOS INTERESSES ALHEIOS.
E tem mais: vem de EGO: Ego é o centro da consciência inferior, diferente do Eu, que é centro superior da consciência. O Ego é a soma total dos pensamentos, idéias, sentimentos, lembranças e percepções sensoriais. É a parte mais superficial do indivíduo, a qual, modificada e tornada consciente, tem por funções a comprovação da realidade e a aceitação, mediante seleção e controle, de parte dos desejos e exigências procedentes dos impulsos que emanam do indivíduo. Obedece ao princípio da realidade, ou seja, à necessidade de encontrar objetos que possam satisfazer ao id sem transgredir as exigências do superego. Quando o ego se submete ao id, torna-se imoral e destrutivo; ao se submeter ao superego, enlouquece de desespero, pois viverá numa insatisfação insuportável; se não se submeter ao mundo, será destruído por ele.
Não que para mim, seja difícil perceber quem realmente são as pessoas (como diz meu amado mano), não é isso! É que (aí sim) é difícil acreditar que não possam melhorar, e muito pior: QUE NÃO QUEIRAM!
Não que para mim, estou contra quem me defende, e a favor de quem me aponta (como diz meu amado mano)! Não é isso! Quem me defende me conhece (não tão bem quanto quem me fez, ESTE já conhece a todos desde o ventre), quem me aponta PENSA que me conhece. E eu... bom, insisto: eu PRECISO acreditar que as pessoas possam melhorar. Caso contrário, cai por terra os princípios e valores implantados em minha criação, cai por terra 4 anos de faculdade em Assistência Social, cai por terra eu, linda, loira e pasma... mortinha, tá lá o corpo estendido no chão! ISSO NÃO PODE!
Meu ar de resignação e alienação é só aparência, viu? Não se enganem. Tenho meu egoísmo? Claro! Sou hipócrita? Se necessário, sim! PE. Fábio de Melo canta:
“Sou humano demais pra compreender
Humano demais pra entender
Este jeito que escolheste de amar, quem não merece
Sou humano demais pra compreender
Humano demais pra entender, que aqueles que escolheste
E tomaste pela mão geralmente eu não os quero do meu lado”

Se ele, o Favo de Mel, diz isso, imagina eu! Logo, sem hipocrisia.
Mas não penso que vivo num egoísmo que me traga insatisfação e nem sou hipócrita a ponto de apunhalar enquanto abraço! Isso é típico do escorpião (bicho), o signo é só signo... alguém inventou, rotulou e pronto! Pegou.
To falando do egoísmo que machuca, que fere, que não tem medidas nem parâmetros. E vejo as pessoas confundindo tudo: colocando Deus até como co-autor de tudo que venha a FAVORECER a aquela determinada pessoa, como se Deus fosse dar a um filho e tirar de outro; é da superficialidade que estou falando gente. To falando de quem sonega o IR (por exemplo) e diz: GRAÇAS A DEUS NÃO CAI NA MALHA FINA! (???); o idiota acha que está burlando e roubando o governo? NÃO TÁ NÃO! Ta roubando a ele mesmo! Aos seus! Mas o que importa, né? Se for para RESTITUIR um pouco mais, Deus não vai ligar, né gente? Tem tanta gente que faz coisa pior... (tá, vai pensando isso, vai!)
E ao longo de meus 41 anos, nestas pequenas retrospectivas, vou vendo e pesando do que abri mão, do que fiz tirando EU DO CENTRO e colocando as pessoas que vivem a minha volta, e não me arrependo, sabem por quê? DEPENDO DELAS. E não é depender financeiramente não! É DEPENDER DE CONVIVENCIA, DE PALAVRAS, DE BRIGAS, por que não? Mas depender muito mais, na condição de ser humano; pois amanhã ou depois não sabemos do que e DE QUEM vamos precisar.
Será que o tal capital fetiche que leio tanto nas aulas de Serviço Social entra aí? Onde tudo vira mercadoria? E Deus é usado para justificar O MEU lado? E o lado do outro?
De vez em quando, precisamos ser ponte... mas poxa, ser ponte é difícil, passam por cima de você, abalam suas estruturas com cargas pesadas, com descaso, e nem vêem que a ponte está ali para LIGAR e tornar o caminho que VOCE vai passar mais curto, mais confortável, com menos desfiladeiros, pedregulhos, abismos.
Ponte também é gente, tá? kkkkkkkkkk
Pensem nisso, quando estiverem passando por uma.
LOYRA

Nenhum comentário: