ÉRAMOS JOVENS

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

AI, AI....




Duas da madrugada e eu lendo e-mail! E brigando, claro! Até via e-mail eu consigo brigar! Como dificultamos as coisas, não? Tenho 03 páginas do DOE abertas, AFFF; é tanto detalhe que você não consegue ler o básico, melhor o jornal de papel mesmo! Índice, página, coluna e PRONTO!Tá lá o corpo estendido no chão!
Há muito me dizem: “faça um site!”, “Você tem muita coisa na cabeça” (OPA! TENHO NÃO!!!), “você tem muita diversidade de assunto”, “o blog fica meio confuso!” (confusa fica sua mãe, com todo respeito). EU???? Administrar um site??? Tá doido, é? Não consigo manter um simples e tão batido blog, imaginem um site!
Hoje eu estou de mal com quem complica. Fui levar mamãe ao médico consulta marcada para 13h e saímos de casa quase meio-dia para atravessar a cidade, mas não é a cidade de Paranhos (que você atravessa em 5 minutos................. A PÉ), é a cidade de São Paulo!!!! A rádio do transito dizia que pela radial leste (saída e entrada principal para a Zona........... leste – que carinhosamente chamo de zona LOST – onde nasci, e pelo visto vou morrer nem que seja de raiva) era IMPOSSÍVEL chegar a qualquer lugar e que usar a marginal tietê era INVIÁVEL, pois estava tudo parado (novidade em SP).
Então: eu ‘tava igual queijo de soja: TOFU!
Até de helicóptero "tá embaçado" (paulistanês: tá embaçado, mano!) sair aqui em São Paulo, então nem cogitei tirar o meu da garagem (kkkkkkkkk), e lá vamos nós: RADIAL OU MARGINAL? O Dé sugeriu marginal, pois tem mais pistas de ENrolamento, já a radial, são duas: se quiser! Aqui e ali, onde interessa aos grandes empresários, foram abertas mais pistas para dar acesso a shoppings e centros comerciais; onde interessa ao povo.... duas pistinhas apertadinhas com motoqueiro buzinando para você andar com o pneu em cima do meio fio por que (ainda não sei se este é junto, separado, amigado...) ele quer passar; você pode até ignorar a buzina, mas aí vai ter que ter uma fábrica de retrovisor!
Acatei a sugestão do Dé de ir pela marginal, mesmo porque quem estava na direção era ele, e toca a correr, 40 minutos para chegar ao Ibirapuera (outra zona, essa é sul!).... e ouvindo a emissora né? Para ter idéia de como estaria em determinado ponto, se voltávamos, se pegávamos acesso para radial, etc...
Ô gente! Pois não é que a marginal estava NORMALÍSSIMA???????? Claro, que muitos caminhões, canteiro de obras (mais pistas... obaaaaaaaa), mas fluindo e bem. AIKIÓDIU da “radia”, viu? Chegamos antes do horário, consulta realizada, mamãe toda boa (em termos, depois quero falar disso: definitivamente, acho que só a Inglaterra gasta com seus idosos, até por conta da Elizabeth II, pois nas minhas contas, ela já tem uns 322 anos), a médica trocou a droga para um “estacionar mais eficaz” do Alzheimer, olhou o prontuário, perguntou isso, aquilo e disse: “é... Alzheimer é isso, né gente? Vocês sabem: vai voltando para a posição fetal, enrijecendo, não respondendo a estímulos...” e nós: “Então tá então! Até daqui 30 dias, doutora. Obrigada.”
Voltamos em meia hora. Talvez a radial nem estivesse tão ruim quanto à informação dada. Mas......... caramba! Para (do verbo parar)! Diz que tem repórter fazendo todos os percursos, ué... será que tem outra são paulo e outra radial e marginal? Se o compromisso fosse menos importante, provavelmente eu não iria só de ouvir tanta calamidade! Poxa, é prestação de serviço! Não deveriam PRESTAR ao menos SERVIÇO? Para que complicar tanto?
Tudo bem, isso não é relevante para eu escrever... e nem fazer este auê todo. NÃO É PARA VOCE, VIU? Para mim é! Para eu é! Já estou é paranóica com tanta mudança na escrita, tenho é medo de me podar e esquecer de fazer algo tão gostoso que é FAZER RIR, FAZER PENSAR, FAZER RAIVA...kkkkkkkkkkk.
Estava lendo a feia e além de rir muito, pois ela é ótima, lembrei que não devo ligar muito para críticas destrutivas alheias, exceto (agora que aprendi a escrever exceto sem pestanejar, vivo repetindo... rs) das pessoas que eu gosto, que realmente fazem a diferença para minha pessoa. E vou voltar a escrever muita abobrinha, pois abobrinha tanto falo (escrevo) quanto como! AMOOOOOOOOOO!
XAUS. LOYRA.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

TÔ COMPRADA!


HÁ 4 ANOS IDOS....

Ainda não tô acreditando! FUI PEDIDA EM COMPRA! PQP!!! Kkkkkkk
Já fui pedida até em casamento (pelo P e pelo A.... vixe! E pelo R, e pelo Lê... até pelo JR! bom... deixa pra lá... melhor não fazer contas... kkkkkkk!Tive que vir na edição e tirar os nomes, esqueci dos processos...hehehe), mas pedida em compra foi a primeira vez!
É assim: PÁ PUM! Gente, há uns anos atrás, eu não pensaria 02 vezes!
O cara chegou e já disse: qual a possibilidade de vc vir pra cá? O “pra cá” é SJosé do Rio Preto. Rodeei e ele disse que se era difícil pra mim, então ele vinha pra cá! Ia montar acampamento aqui!
Kkkkkkkkk! Credo! “P’era aí! Num tô intentendo!!!” E AGORA, ZEFINHA??? Ué! Não é isso que eu e todas (a priori, mais do que nunca: A PRIOOORI!) procuramos? Alguém que diga: “Mulher, vc não vai mais trabalhar! Vou te bancar! Peça a conta, exonere o cargo e seja minha esposa. Não vai lhe faltar nada e PAGO para te mostrar o lado bom da vida.”
Pois foi exatamente isso que ouvi. Isso e muito mais! Coisa assim pra ligar o sinal verde AGORA! Colocar meus trapinhos numa sacola, esquecer meus disquetes, esquecer a música, esquecer a lua que me deram e dizer sim! Terei tudo e em troca, serei esposa.
Depois, posso levar quem eu quiser... ou se seu não quiser ir, não tem problemas... ele vem! E AÍ??? E aí que posso ficar viúva a qualquer momento, tem um cargo de alto risco e pelo que entendi a cada dia que passa seu tempo é menor. Por isso vive assim...... intensamente (???); me disse que naquele exato momento se eu dissesse pra ele vir, viria de avião; para ele sem problemas! Era só um telefonema e em 40 minutos estaria em São Paulo. Vive falando da aposentadoria, e eu xeretei, por que com 40 anos se aposentar? Começou quando? Com 1 ano de idade? Rs... Então fui informada que a aposentadoria a qual se refere pode vir numa bala de 765, 38 e coisas do tipo! Putz! Mas nem o Beira-mar deixaria uma mulher tão insegura... kkk. Direto e Reto!
Se eu acredito em loucura de amor? É CLAAAAAAAAARO! Que NÃO, né gente?
Tenho 37 anos, solteira: “Uma mulher com 37 anos e solteira??? Ah tá! Tá louca para ‘desencalhar’, isso sim!” Assim sendo, faz-se a oferta e eu só não diria amém se fosse louca. Mas sou! E aí, cai por terra a máxima de que a mulher procura alguém para sustentá-la. Quando entendi, primeiro veio a repulsa, senti-me ultrajada (esse senti-ME aí não fui eu quem colocou! É o ‘corretor ortográfico’ que insiste em grifar o meu “ME senti”!).
Mas por que não questionar? (Oh, grande e eterna novidade!). Lembrem-me de não reclamar nunca, pois não tenho do que, mas vem cá? é só assim? 8 ou 80? Um quer que eu o sustente e o outro me propõe largar tudo que ELE vai me bancar! Olha, era o momento ideal pra eu pirar na batatinha e viajar na maionese; mas como diz a música: “os deuses VENDEM quando DÃO!”. Não existe só ‘8 e 80’! Tem o meio termo, não é meu Poeta? Pensando na letra desta música, eu consigo até rir da proposta. E estou metralhando o cara. Finjo que não estou entendendo mesmo, e quando ele fala em viajarmos, irmos a restaurante, descansarmos......... eu falo da lua... e notei que ele pode ter muito dinheiro, mas sensibilidade ZERO! Quando menciono que estou escrevendo algo, que faço dia a dia minha autobiografia, ele nem tchum! Quando quero falar ou saber da atual situação na capital federal da esculhambação, ele dá a entender que isto não é conversa para mim! Diz: “deixa quieto, isso aí é muito complicado! Melhor você não saber.” (E faz isso aí: poe um ponto! Ai que ódio!). Eu pego o ponto dele, ponho mais dois e digo: “mas eu quero saber!” e ele desconversa... então, falei de música e fui informada que serei apresentada ao Daniel, ao Chitão e Xororó e os que ele não conhecer, ele compra! Caraca! Não é isso! Estou falando de musicalidade da alma... aquele negócio de gostar de sons, tons... desconversou de novo.
Em outra conversa eu disse: “Meu! Dá uma olhada, se eu tivesse uma máquina profissional ia fazer uma bela foto!” – eram aproximadamente 22h de uma noite gelada de julho e as nuvens passavam correndo pela lua, talvez, por que como diz o Santi, ela (a lua) estava majestosa, soberana e as nuvens se apressavam em não atrapalhar o brilho. Sabe o que tive como resposta?: “É? Nem vi!Menina, tô falando sério, tô falando de nós! Deixa a lua lá quieta. Quando estivermos juntos, você nem vai ter tempo pra isso, pois vamos estar fazendo coisas muito mais interessantes”. Fingi que não ouvi e fiquei falando sozinha, como estou escrevendo aqui, comecei a falar da noite, que adoro a noite, que gosto do céu, que gosto do mar... e a conversa terminou, pq meu tricô estava mais interessante.
Entenderam? Um ponto bom??? ODEIA FUTEBOL! Pra mim, 49% do caminho andado! 26 da grana e 23 do futebol! Poxa! Mas podia chegar ao menos aos 50% né?
Não acabou! Não demonstra nada quando falo de tudo que me interessa. No domingo, estava ele em outro estado e me ligou... eu disse que estava perdendo a estréia de uma matéria, sobre filosofia e ele nem tchum de novo! PERDI A REPORTAGEM! Ai que ódio de novo. O ápice veio quando me perguntou se era tão importante para eu: trabalhar, se eu não achava que era muito melhor uma vida sossegada, que eu trabalhava demais! PQP!! Disse que quer alguém pra dividir a vida! Que vida? E mais ainda: NÃO DEIXA EU FALAR! E tudo ele tenta me induzir a uma resposta que seja a que ELE quer! Vícios da função dele?? Talvez! Estou dando corda pra ver até onde ele vai e não esqueci de uma frase que ele disse se referindo a mim (ou a qualquer mulher!); não gostei e não é bem por aí! E não vejo a hora de poder desengasgar! Tô enjoada de tanta oitiva! Quem é este homem? O que o leva a pensar que uma mulher não possa ter vontade própria?
O que ele quer é justamente o que não tenho! Pensei que tinha, que era isso que eu queria! Mas eis a resposta: SOU UMA ROMÂNTICA???! Nada prática! Sem horizontes e delírios utópicos A DOIS! QUE BOSTA! Kkkkkkkkk!
Estaria eu abrindo o ralo para deixar escorrer uma LAND ROVER???
Não percam o próximo episódio da série: UMA BORBOLETA LOUCA NA TERRA DO FAZ-DE-CONTA, TENTANDO FAZER DE CONTA QUE É UMA BORBOLETA LOUCA!
LOYRA

BONSAI?? OU NÃO SAI?


MAIS UM TEXTO ANTIGO:
“Viver e não ter a vergonha de ser feliz
Cantar a beleza de ser um eterno aprendiz!”
GONZAGUINHA
Se de tudo soubéssemos, nada seríamos! Imaginem... que coisa mais sem graça, saber tudo, entender tudo e todos, fazer exatamente o que era previsto. Seríamos uma “série” e não “seres”.
O mel e o fel da vida estão no buscar. Difícil é sair da concha.... do casulo... do “quintal”. Usamos todas as desculpas possíveis para não encararmos o novo. E quando encaramos e nos damos mal, usamos mais desculpas pra justificar; isso quando não voltamos correndo para o ponto de partida, que não chamo de “estaca zero”, por que estaca zero quer dizer NADA, e NADA é feio! Quem inventou o NADA E O ZERO? Que cara chato!
Como sempre, é necessário que passemos por diversas situações para crescermos (ou não), para entender já basta. Eu e a Sonia falávamos sobre telhados de vidro; comentando a situação política do país (como se entendêssemos!); e ela falou em determinado momento sobre O MEU telhado de vidro pessoal. Ué... já quebrou! Kkkkkk. Agora posso falar o que bem entender. Nunca fui de muito preconceito, ou pq a pessoa é gorda, ou pq é seca, e até no conceito beleza eu não sou de dar importância, e quando falo da questão racista, falo por que sou negra sarará e nós mesmos somos os maiores preconceituosos; falamos da questão do negro colocar uma camiseta escrita: “100%negro”... tá, olha que bacana, o negro se assumindo. Fechado. AGORA, vai um de pele branca colocar uma camiseta escrita “100%branco”! Vai ser linchado! Vão dizer que ele é neonazista, anti-judeu, skin-head! Enfim.... é melhor nem pensar nisso! Então de onde vem o preconceito mesmo? Ali em cima o cara diz da beleza de ser um ETERNO APRENDIZ, pronto! Ele disse tudo! Mas também não façamos disso uma bandeira pra fazer o que bem entender e errar, errar, errar...
Mas nos privar de buscar o saber, ah isso não podemos! Digo do fundo do coração, que tudo tem melhoras, que pau que nasce torno não tem que morrer torto... mas.................. tem que ser PODADO a tempo, tem que ser INDUZIDO a crescer “corretamente”; já viu um bonsai? Quero ter um, mas não posso comprar, bonsai tem que ser dado, sabia? É! Se ninguém disse isso até hoje, digo eu; e a partir de agora bonsai para ser bonsai só quando se ganha! Risos. Entenderam ou querem que eu desenhe? E nem me venham com aqueles galhos de “A PARTIR DE R$ 5,00” que vendem no parque do Carmo, por que jogo fora! Faço comer! Vou falar, viu?
Voltemos ao pau torto (gostei disso!), o bonsai legítimo VOCÊ MOLDA, vai dando forma... mesmo sendo pequenino é uma arvore..., se vc nada fizer, não vai tomar grandes proporções mas ao passar dos anos, seu tronco, seus galhos, serão tão fortes quanto os de um baobá (do pequeno príncipe – ai que exagero!) e será tarde pra vc fazer cachinhos (??), ou duplicar a copa!
Assim somos. Exceções? Sim, sempre! Já pensou uma série de EUs?! Nossa! Nem eu ia suportar! Risos.
Ah sim... meu telhado de vidro? Um bonsai velho, um presente de grego....kkk! Tarde demais para podas! Valeu? Claro, vejam o quanto aprendi sobre bonsais e pau torto! (OPS!!!) Um amigo, (que chamo de meu “querido Santi – o nome é Santiago mas eu passei a chamar de Santi e ele não ligou...rs)” triste com a situação do pais (triste de verdade!) me perguntou de que valeu a luta dele e de tantos? De que valeu sua prisão, tortura e exílio? E os que deram a vida? ............. Ué. Tudo isso foi e é ESPERANÇA. Se temos esperança, sonhamos, se sonhamos (na medida certa, nada de viver de sonhos!), acordamos sorrindo (atrasados mas sorrindo), se sorrimos, desarmamos os outros, e por aí vai a cadeia, os elos, uma coisa ligando a outra, e quando deitamos, fazendo o balanço do dia, descobrimos mais um pouquinho, se bom ou ruim... vai para o aprendizado... lá se foi mais um dia.... BONS SONHOS!
LOYRA

ACORDA MULHER!


Fala-se muito na violência física contra a mulher, hoje temos até a lei Maria da Penha (amém), finalmente algo palpável, fundamentado para nossa defesa. Claro que a violência física é difícil conter, visto a mulher ter estrutura menos preparada para a luta corporal do que o homem. Essa violência envergonha, humilha, mas com o passar do tempo, a marca visual sai, mas a da mente, da alma........ só aumenta. Mas hoje venho falar da outra violência... a dissimulada, a disfarçada, aquela que a própria mulher finge não sofrer.
O que leva um homem a cometer essa violência? Alguns anos (40) convivendo com eles na vida real e 10 anos de convívio na net, já tenho bagagem que deixaria qualquer FREUD mais doido ainda; Aristóteles amaria Platão e não o criticaria, e Maquiavel, com seu “príncipe” ia se sentir uma moça donzela... pois o que vejo, o que leio e o que tenho registrado em verso, prosa, pen drive e memória é de lascar!
Enoja-me (eu escrevi ME ENOJA, ma o Word grifou e disse que tava errado...rs) alguns que se dizem “homens”, sempre subjugando a mulher seja de que forma for... um explora a amizade, como li outro dia fuçando um Orkut: a mulher emprestou uma grana pra alguém que ela considerava amigo, ao que vi não tinha cunho sexual não, era conhecido chegado, e o cara se mandou pra outra cidade e nem tchau deu a ela... achei legal por que ela ESPINAFROU mesmo. Pena que poucos tenham visto, pois era noite, e o caloteiro excluiu a mensagem, mas eu GRAVEI! A imagem dessa pessoa para mim, já abalada, caiu por terra... e eu que achava que o conhecia... Isso é conteúdo para meus escritos, não posso fingir que não vi.
Existem várias modalidades a que mais tenho visto é a violência contra a mulher carente, que se “xona” por alguém, só por ter lido ou ouvido palavras afáveis; sem ver que aquele homem apenas atirou, para ele é vantagem ter outra mulher, em local bem distante, sem que isso abale sua conduta ou sua união falida. O chavão é: “olha amor, não quero saber do seu passado, e nem vamos falar de futuro, o que importa é hoje!” – QUE LINDO HEIN? Kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Meninas, PELAMORDEDEUS, até eu, EU já ouvi isso; o moço achou que eu ia xonar e acabou que quem xonou foi ele, e perdi até o amigo... droga, eu alugava ele até umas horas, viu? Morria de rir, pois falava tudo o que eu achava de homem canalha e ele tinha que ficar QUIETINHO... kkkkkkkkk E também éramos vizinhos, ops... somos, e isso prejudicou muito pois ele podia tudo, já eu... era monitorada, não gostei! Mas voltemos: Então vocês me dirão: houve ai uma violência contra você? Não a partir do momento que EU PERMITI, e que não me senti violentada e sim violentando, houve violência contra outra mulher que se prendeu dentro dela mesma e convivia com a humilhação e a resignação de esposa impotente e invisível. Evidente que os poucos que souberam, apontaram A MIM – notem – e não ao homem.
Logo, a maior violência e a que mais choca é esta de nós contra nós. Estava no site das PROMOTORAS LEGAIS/SP e li que a lei Maria da Penha tem sido pouco usada, não porque a violência contra nós tenha diminuído, e sim por que denunciar agora dá cadeia. Sendo a maioria das mulheres sem esclarecimento, sem coragem, e por necessidade financeira ou psicológica (carência) tem “dó” de mandarem para a cadeia seus “companheiros” – aqueles mesmos que as espancam, exploram, violentam seus filhos, sua vida, sua dignidade – tornando assim a lei impraticável.
Mulheres, não somos MAE de nossos homens (exceto os filhos paridos...rs) entendam isso! Homens: NÃO SOMOS SUAS MÃES E IRMÃS, mas para que vocês entendam isso, quem tem que falar, orientar e conscientizar somos nós, afinal homens nascem das mulheres, são criados e educados por elas, portanto............... são frutos do que nós mulheres os ensinamos.
Complicado? Não. Talvez um processo difícil e demorado, mas ainda em tempo, sempre em tempo.
Queria eu que apenas um terço de vocês que me lêem tivessem pai e irmãos como os meus. Talvez daí a dificuldade em tantas pessoas não me aceitarem como alguém de pensamento LIVRE, INDEPENDENTE de estar namorando, noivando ou qualquer outro “ando”... é porque homens como os que admiro são cada vez mais raros.
Um abraço, LOYRA.

FAXINANDO


“eu hoje joguei tanta coisa fora
Cartas e fotografias, gente que foi embora
A casa fica bem melhor assim...”
PARALAMAS DO SUCESSO
Pois é... já comecei limpando errado! Tirei todos os meus escritos do micro, e coloquei num pen drive que agora parece um chip de celular 2x1 cm e 1 mm de altura... sabem onde ele está??? NEM EU! Se perdi um pen daqueles gigantes (antigos) e só o encontrei (eu não, o Dé), só o encontrou um ano depois plantado no jardim, imaginem onde possa parar este...
Mas algumas limpezas deram certo. Meu quarto, aquele meu universo particular, minha bolsa, aquele universo à parte; meu celular que eu não queria mais, mas a TIM fez promoção nova e o Dé me encaixou no plano família, mas este não vou passar para ninguém que não seja família mesmo, pronto! Amei ficar sem “me acharem” de novembro até agora; o TIM em maiúscula não sou eu quem está colocando não, viu? É o computador. Mas finalmente eu pude falar para a CLARO: “quer saber? Flora-se!” ai... que maravilha! E a pobre da atendente queria saber o motivo pelo qual eu estava me desligando da empresa, tadinha... ouviu o que queria e o que não queria, mas é paga para isso! É como eu lá na FAB, os mal educados chegam e dizem: “ei... eu pago seu salário!”, e eu digo a eles: “pois trate de aumentar, ta pagando pouco!”, digo em pensamento né?
E to limpando ainda, sinto que 2010 é ano de faxina – sem alusão à Brasília – faxina interior... de vez em quando temos que fazer isto, até quando não queremos... afinal tem “aquela coisinha tão fofa” (lixo) que nunca jogamos, sempre deixamos para a próxima limpeza; até elas mandei as favas! E-mails apaixonados de josés, alfredos, paulos, joões (kkkkkkkkk joões, forcei!), libertei a eles e a mim. Alguns, deixei aqui na internet, ah... fantasmas bobos, não assustam ninguém. Em outra oportunidade, falarei “deles”.
Hoje a Cris veio aqui, minha prima amada, pude falar com ela sobre coisas que há muito perdi com outras pessoas. Falar de amor ao próximo, falar da falsa moral que nos cerca, dos infelizes de espírito que dizem que Deus os ajuda mas que só procuram vantagens materiais... e eu disse para a Cris que sei por que meu pai se foi tão jovem (56 anos), ele só queria o bem comum, e encontrou tanto entrave, tanto toma lá dá cá, que ou desistia de sua essência e se vendia, ou....... continuava como sempre foi. E continuando como sempre foi, não foi entendido, não se aproveitou de ninguém – pelo contrário, ajudava, ajudava, ajudava... – era mais fácil tirarem proveito de seu conhecimento, de suas idéias, roubá-las, invertê-las...
O que o deve ter orgulhado, foi formar uma FAMILIA de verdade... sem luxo, sem ouro de tolo, hoje sei o significado do ouro de tolo... é esse que vejo a minha volta, todos se engalfinhando, vendendo mentiras, um pisando na cabeça do outro para mostrar que tem mais, que pode mais... é gente, isso entristece!
Claro que tudo o que necessitamos, a partir do momento que vivemos em “sociedade”, requer dinheiro, requer barganhas... hoje minha amiga falou: “é minha filha, é só ver os políticos... ó lá o exemplo!” – não é a primeira vez que ela diz isso, eu hein – ta... e tenho que me exemplar justo neles?
Vou voltar para a faxina, talvez sacudir “uns e outros” ou nem isso, se já se corromperam por seus “sonhos”, quem sou eu para falar: “acorda!”. Eu acordei, estou bem acordada; santa nunca fui, não sou e não pleiteio ser, mas assumo cada erro, e aprendi que assumi-los é melhor que deixá-los aqui nas caixas e gavetas.
Me aguardem, esse ano vou rasgar o verbo por aqui.
LOYRA.